O vírus HIV, causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), é uma doença que não pode ser ignorada. Sendo tratada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Minas Gerais, 12.980 casos foram notificados nos últimos 3 anos, e 55.122 pessoas estão em tratamento.
Tatiane Fereguetti, gerente assistencial do Hospital Eduardo de Menezes, de Belo Horizonte, explica a importância de campanhas de conscientização sobre a doença e o tratamento dos soropositivos:
Clique e ouça Tatiane Fereguetti
No Dezembro Vermelho, dedicado à prevenção da infecção e do combate ao HIV/Aids, diversas ações são realizadas nos municípios para conscientizar a população sobre o diagnóstico e tratamento, além de buscar reduzir o preconceito e a discriminação às pessoas que vivem com HIV.
Cecília Helena, referência técnica da Coordenação Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis, fala do tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS):
Clique e ouça Cecilia Helena
Em Pará de Minas, 161 pessoas convivem com o HIV, sendo que neste ano, 11 pessoas testaram a soropositividade. Algumas doenças podem ter um longo período de silêncio sem qualquer manifestação de sinal ou sintomas.
Por isso é essencial a testagem periódica para HIV, sífilis e hepatites virais.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
13/03/2023 - Após anos de falta de pessoal, IMA anuncia concurso público para agentes agropecuários
11/03/2023 - Grupo Alterosa completa 64 anos de solidez no mercado de ferro-gusa
10/03/2023 - Motoristas devem ficar atentos ao início do pagamento do IPVA
10/03/2023 - Confira as opções de diversão para o fim de semana em Pará de Minas e região
10/03/2023 - Saiba os benefícios em consumir a carne de frango