20/11/2023 às 09:27h
O objetivo desses lutadores era evitar a repressão. Os povos que foram escravizados utilizavam como disfarce, fazendo da mesma uma dança. Representando a expressão cultural do Brasil, a capoeira une pessoas de diferentes gerações no grupo “Vem ser capoeira”:
POVO FALA
Em 2014, a prática foi reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). Angelita dos Santos, pedagoga social, com formação em cultura afro-brasileira, comenta o histórico da atividade esportiva:
Clique e ouça Angelita
Angelita dos Santos ainda fala a respeito da popularidade das rodas de capoeira pelo país:
Clique e ouça Angelita
Clique e ouça César
Além disso, a capoeira é praticada em mais de 150 países e vem ganhando cada vez mais adeptos. Ela pode variar em seu formato, como por exemplo, no Brasil, os movimentos são mais intensos do que a praticada na África do Sul.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
25/01/2023 - Vacina contra o HPV está disponível na rede pública de Saúde em Pará de Minas
25/01/2023 - Câmara define formação das Comissões Permanentes para 2023
25/01/2023 - Saiba as vantagens em ter um segundo idioma no currículo
24/01/2023 - Gradis instalados na praça da Matriz divergem opiniões dos pará-minenses
24/01/2023 - Personal Trainer orienta como ter bons resultados nos exercícios físicos
24/01/2023 - Janeiro Roxo: campanha visa conscientizar sobre a Hanseníase e o tratamento precoce
24/01/2023 - Procon orienta quanto aos preços abusivos sobre os materiais escolares