Capa da Página Dia do Folclore: historiadores falam de lendas e contos que fazem parte do imaginário pará-minense - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

22/08/2024 às 08:38h

Dia do Folclore: historiadores falam de lendas e contos que fazem parte do imaginário pará-minense

Facebook


A origem de Pará de Minas está ligada ao deslocamento de aventureiros e bandeirantes à procura de ouro e pedras preciosas, no final do século XVII (17). E uma comunidade de Pará de Minas marcou o trajeto dos paulistas, portugueses e demais aventureiros da época. O Jornal da Cidade esteve no povoado dos Guardas, onde teve habitação iniciada lá, por volta de 1720. Moradores como o Warlei, Joaquim e Lúcia, contam um pouco das histórias curiosas e folclóricas de quem sempre viveu na localidade:

Clique e ouça Povo Fala


Acredita-se que a cultura folclórica no estado é como um tesouro que nos une. Quem não ouviu falar na lenda do Senhor do Mont’Alverne, em São João del-Rei; A noiva da Fundação, em Congonhas; Loira do Bonfim, em Belo Horizonte; ET de Varginha; O conto do vigário, em Ouro Preto e a A Mãe-de-Ouro que aparece em histórias sobre o ciclo da mineração em Minas Gerais.

A historiadora pará-minense, Ângela Xavier, fala dos contos registrados no livro “Tesouros, Fantasmas e Lendas de Ouro Preto”, lendas que há muitos anos são motivos de discussões entre moradores da cidade:

Clique e ouça  Ângela Xavier 

São centenas de anos de muitas histórias e riquezas de tradições que surgiram do coração do povo como as lendas do folclore mineiro. Em algum momento da sua infância ou adolescência você já se deparou com fatos curiosos como os relatados anteriormente? Comente e participe nas nossas redes sociais.


Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM…


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: