Hoje, 18 de outubro, é celebrado em todo o país o Dia do Médico, data que presta homenagem aos profissionais que colocam a saúde, bem-estar e a segurança do próximo em primeiro lugar.
Ocupação admirada por muitos, a profissão exige dedicação e responsabilidade. Diante de novas descobertas, assume o papel de acompanhar as necessidades da sociedade, a partir do aperfeiçoamento de técnicas, estudos e diagnósticos.
Considerada por muitos um sonho de infância, seguir carreira na medicina também foi uma escolha feita pelas médicas Roberta Souza Lopes e Alessandra Medeiros, que hoje, atuando em prol da saúde, reconhecem a importância do trabalho:
Clique e ouça Roberta Souza Lopes
Clique e ouça Andressa Medeiros
Parte da equipe de profissionais da Unimed em Pará de Minas, as médicas revelam o que hoje consideram os maiores desafios da profissão:
Clique e ouça Roberta Souza Lopes
Clique e ouça Andressa Medeiros
A paixão de muitos no entanto, pode ser o desinteresse de outros. Coloproctologista, Roberta Souza chama a atenção para situações recorrentes no dia a dia da medicina:
Clique e ouça Roberta Souza Lopes
Andressa, que atualmente assume a posição de clínica geral, deixa um conselho aos futuros médicos:
Clique e ouça Andressa Medeiros
Segundo dados da Demografia Médica do Conselho Federal de Medicina, com levantamento sobre o perfil dos profissionais brasileiros em 2024, atualmente, o Brasil registra mais de 500 mil médicos ativos, uma proporção que equivale a 2,81 profissionais por mil habitantes, a maior já registrada no país.
Por: Júlia Mendonça
Fotos: Espacial FM
30/01/2024 - Primeiro LIRAa de 2024 aponta alto risco de epidemia de dengue em Pará de Minas
29/01/2024 - Carnaval 2024: Crime de importunação sexual e riscos do uso de drogas
29/01/2024 - Comércio já está preparado para a procura de fantasias e adereços de Carnaval
29/01/2024 - Dia Internacional da Proteção de Dados é celebrada com grandes avanços no Brasil
27/01/2024 - Hemominas convoca população a doar sangue antes da folia de Carnaval