24/04/2024 às 07:34h
Hoje, 24 de abril, é celebrado o Dia Internacional do Jovem Trabalhador, uma ocasião que destaca tanto os desafios enfrentados, quanto as oportunidades que se apresentam para os jovens que entram no mercado de trabalho em todo o mundo. Esta data serve como um lembrete da importância de garantir condições justas e inclusivas para esses trabalhadores, enquanto enfrentam uma variedade de questões complexas.
Um dos principais desafios para os jovens é encontrar empregos que ofereçam estabilidade, segurança e oportunidades de crescimento. Muitas vezes, eles enfrentam dificuldades em conseguir empregos que correspondam às suas qualificações e expectativas, levando a altos níveis de desemprego ou subemprego.
Em Pará de Minas, uma grande aliada dos jovens tem sido a Rede Cidadã. A entidade auxilia o Jovem Aprendiz a ingressar no primeiro emprego e disponibiliza cursos para o aprimoramento. Em entrevista, Fernanda Schreiber, coordenadora da entidade ressaltou a procura pelos jovens ao mercado de trabalho:
Clique e ouça Fernanda Schreiber
Fernanda ressalta as idades que a rede atende:
Clique e ouça Fernanda Schreiber
O Brasil é o segundo país, de um total de 37 analisados, com maior proporção de jovens, com idade entre 18 e 24 anos, que não estudam e não trabalham. O país fica atrás apenas da África do Sul. Na faixa etária considerada no relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 36% dos jovens brasileiros não estudam e estão sem trabalho.
Por: Kelvin Fernandes
Fotos: Espacial FM
09/09/2024 - Governo Mineiro lança ferramenta digital para facilitar pagamento do IPVA
06/09/2024 - Como estão os níveis dos reservatórios de água depois de mais de 100 dias de estiagem
06/09/2024 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
06/09/2024 - Eugênio Diniz assumirá 5º mandato a frente do Sindicato Rural de Pará de Minas
06/09/2024 - Alfabetização; o primeiro passo para uma educação de qualidade
06/09/2024 - Saiba o que abre e fecha no feriado de 7 de setembro
05/09/2024 - Próxima edição do projeto Quinta no Museu celebrará Guardas de Congo