25/09/2024 às 07:14h
De acordo com a Coordenadoria Estadual de Gestão do Trânsito (CET), quase 72 mil veículos são credenciados em Pará de Minas. O número representa um crescimento de 20% da frota nos últimos 10 anos.
Conflitos entre pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas explicam esse crescimento que tem impactado a vida no trânsito. Em horários conhecidos como de “pico” o desafio é maior para quem anda pelo Centro de Pará de Minas, por volta das 8h, como destaca Maria Nair, moradora do bairro Esplanada:
Clique e ouça Povo fala
Com acidentes cada vez mais frequentes nas ruas da cidade, especialistas apontam que o aumento de sinistros no trânsito revela urgência de cuidar da saúde mental dos motoristas.
Segundo Letycia de França Ladeira, especialista em avaliação psicológica e psicologia do trânsito, o fator saúde tem impactado o dia a dia da população, não sendo diferente nas vias da cidade:
Clique e ouça Letycia de França Ladeira
A disputa por espaços nas vias é uma realidade de um município que cresceu demograficamente. Davi Pires, instrutor de uma autoescola em Pará de Minas, orienta quanto aos comportamentos para um trânsito mais harmonioso:
Clique e ouça Davi Pires
Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), revelam que em Pará de Minas, o maior número de envolvidos nos sinistros de trânsito são os motociclistas, tendo mais de 250 ocorrências por acidentes neste ano.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
13/01/2023 - Linha de ônibus Pequi/Pará de Minas tem novos horários
13/01/2023 - Confira as opções de diversão em nossa Agenda Cultural
12/01/2023 - Período chuvoso acende alerta para a manutenção dos pneus
12/01/2023 - Matrículas na rede pública de ensino vão até amanha
11/01/2023 - Rachaduras próximo a passarela do bairro Belvedere causam medo em moradores