16/12/2024 às 07:35h
A diplomação dos eleitos é prevista na legislação eleitoral e o diploma, documento oficial emitido pelo TRE-MG, é a condição para a posse no próximo ano. Além do nome do eleito, consta a indicação da legenda partidária ou coligação pela qual ele concorreu ao cargo.
A diplomação de Inácio Franco e Luiz Lima, chapa eleita em Pará de Minas, realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), teve que ser antecipada por motivos pessoais, sendo promovida no Juizado Especial do centro da cidade, horas antes da solenidade marcada na Câmara Municipal.
Clique e ouça Inácio Franco
Vice de Inácio Franco, Luiz Lima também comentou sobre o momento especial da diplomação:
Clique e ouça Luiz Lima
Clique e ouça Camila Mão Amiga
Clique e ouça Moisés Januário
No caso de São José da Varginha, a cidade continua sem prefeito eleito, uma vez que o candidato mais votado, José Alves de Carvalho Neto, o Netinho (PP), continua inelegível, com base na Lei da Ficha Limpa. Os 1.565 votos obtidos por ele estão anulados sub judice, uma vez que ainda há recursos. A Justiça Eleitoral aguarda o julgamento de todos os recursos, para definir os rumos da eleição no município.
Se até o dia 1º de janeiro de 2025 ainda não houver julgamento, o cargo será assumido pelo futuro presidente da Câmara Municipal, que será eleito na primeira sessão do ano do Legislativo. Posteriormente se Netinho ficar inelegível em definitivo, uma nova eleição será promovida pela Justiça Eleitoral.
Por Sérgio Viana
Fotos: Espacial FM
07/02/2024 - Autora pará-minense lança primeiro livro; obra se trata de um romance!
07/02/2024 - Reunião entre Servidores Municipais e prefeito vai discutir reajuste salarial
06/02/2024 - Ascipam promove ‘Liquidaço’ para impulsionar comércio local
06/02/2024 - Consulta ao valor do PIS/Pasep de 2024 é liberada
06/02/2024 - Psicopedagoga fala sobre os malefícios do uso do celular nas escolas