Capa da Página Diplomação de prefeitos, vices e vereadores eleitos em Pará de Minas e outras 3 cidades vizinhas é oficializada pela Justiça Eleitoral - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

16/12/2024 às 07:35h

Diplomação de prefeitos, vices e vereadores eleitos em Pará de Minas e outras 3 cidades vizinhas é oficializada pela Justiça Eleitoral

Facebook

Os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos nas Eleições 2024 em Pará de Minas, São José da Varginha, Pequi e Onça de Pitangui, foram oficialmente diplomados na última sexta-feira (13/12).

 A diplomação dos eleitos é prevista na legislação eleitoral e o diploma, documento oficial emitido pelo TRE-MG, é a condição para a posse no próximo ano. Além do nome do eleito, consta a indicação da legenda partidária ou coligação pela qual ele concorreu ao cargo.

A diplomação de Inácio Franco e Luiz Lima, chapa eleita em Pará de Minas, realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), teve que ser antecipada por motivos pessoais, sendo promovida no Juizado Especial do centro da cidade, horas antes da solenidade marcada na Câmara Municipal.

Inácio que será prefeito de Pará de Minas no mandato 2025/2028, falou sobre o sentimento de ser reconhecido novamente como representante do município:

Clique e ouça Inácio Franco

Vice de Inácio Franco, Luiz Lima também comentou sobre o momento especial da diplomação:

Clique e ouça Luiz Lima


Mais tarde, também na última sexta, houve a diplomação dos demais eleitos de outras 3 cidades vizinhas, além dos vereadores da comarca, incluindo Pará de Minas, onde Camila Gonçalves Araújo, a popular Camila Mão Amiga, foi a mais votada com 1.483 votos. Ela falou em nome dos demais parlamentares eleitos e destacou a emoção de ser diplomada pela primeira vez:

Clique e ouça Camila Mão Amiga


Chefe do Cartório Eleitoral de Pará de Minas, Moisés Januário falou em nome da Juíza Gabriela Andrade sobre o papel da Justiça Eleitoral sobre a diplomação dos eleitos:

Clique e ouça Moisés Januário

No caso de São José da Varginha, a cidade continua sem prefeito eleito, uma vez que o candidato mais votado, José Alves de Carvalho Neto, o Netinho (PP), continua inelegível, com base na Lei da Ficha Limpa. Os 1.565 votos obtidos por ele estão anulados sub judice, uma vez que ainda há recursos. A Justiça Eleitoral aguarda o julgamento de todos os recursos, para definir os rumos da eleição no município.

Se até o dia 1º de janeiro de 2025 ainda não houver julgamento, o cargo será assumido pelo futuro presidente da Câmara Municipal, que será eleito na primeira sessão do ano do Legislativo. Posteriormente se Netinho ficar inelegível em definitivo, uma nova eleição será promovida pela Justiça Eleitoral.

Por Sérgio Viana

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: