23/11/2023 às 09:13h
De acordo com o Sistema de Informações do Departamento Penitenciário Nacional (Sisdepen), Minas Gerais tem a segunda maior população carcerária do Brasil, com 70 mil presos.
Em Pará de Minas, o Complexo Penitenciário Doutor Pio Canedo conta com uma capacidade de 400 detentos, porém há alguns anos chegou a aproximadamente 1.000 presos, acima do limite estipulado.
Clique e ouça Marcelo Barbosa
Em pelo menos 80 unidades no estado, as condições são consideradas péssimas ou ruins. Uma pesquisa realizada sobre o sistema prisional brasileiro mostra como os enormes impactos financeiros do crescimento prisional, sobretudo em função da Lei de Drogas, não são acompanhados de investimentos para garantir a retomada social para quem deixa a prisão, depois de cumprida a pena. Marcelo Barbosa comenta essa situação:
Clique e ouça Marcelo Barbosa
Em junho deste ano, a morte de um detento em saída temporária e de outro encontrado sem vida, foi comentada pelo diretor, o qual afirma trabalhar junto ademais órgãos para desarticular grupos criminosos:
Clique e ouça Marcelo Barbosa
São apenas 16 mil agentes de segurança para estabelecer a ordem e a segurança nas unidades, segundo o sindicato da categoria no Estado, que é o segundo com o maior investimento na segurança pública no país, ultrapassando 110 bilhões em 2021. Nenhum valor desse recurso foi destinado a políticas para egressos em Minas Gerais.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM