14/06/2023 às 08:29h
O destaque da reunião ordinária da Câmara Municipal de Pará de Minas, realizada na noite da última segunda-feira (12), foi o pagamento do piso salarial nacional da enfermagem. O tema foi levado ao plenário do legislativo pelo enfermeiro Sávio Jader César Gonçalves, durante uso da Tribuna Livre.
O profissional da saúde falou sobre a aplicabilidade da lei do piso, discutida desde o ano passado e vem gerando vários debates e análises. Segundo estados e municípios, o impacto nas contas locais será de R$ 10,5 bilhões e não há recursos para suplementar o pagamento.
No caso da rede privada, diante do risco de demissões, o piso também deve ser pago, mas poderá ser negociado coletivamente entre empresas e sindicatos da categoria. Para os profissionais que trabalham para o governo federal, o piso deverá ser pago integralmente, como confirma o enfermeiro, que dá mais detalhes sobre como andam as negociações sobre o importante tema:
Clique e ouça Sávio Jader
Recentemente, o prefeito Elias Diniz (PSD) e o secretário municipal de Saúde, Wagner Magesty deram entrevistas à imprensa pará-minense, informando que Pará de Minas já paga mais que o piso aos enfermeiros e auxiliares de enfermagem da rede. Sávio Jader afirma que essa não é a realidade:
Clique e ouça Sávio Jader
Sobre o impacto que a lei poderia gerar nas contas dos municípios e estados, destacadas pelos gestores locais, o enfermeiro discorda e afirma que o governo federal liberou crédito especial para pagamento do piso:
Clique e ouça Sávio Jader
Após a discussão sobre o tema do piso da enfermagem, o cidadão Pablo Henrique Viana fez uso da tribuna para falar sobre o novo cemitério, sistema de IPTU, obra da Avenida Ronaldo de Castro Alves e preços dos combustíveis no município.
Apenas o Projeto de Lei Ordinária 51/2023, que autoriza o Poder Executivo a desafetar e alienar uma área de terreno pertencente ao Patrimônio do Município, localizada no bairro Jardim das Oliveiras, foi aprovado na reunião da última segunda.
Por Sérgio Viana
Fotos: Espacial FM
24/05/2024 - Humanize Consultoria em Gestão de Pessoas está anunciando vagas de emprego
23/05/2024 - Quase um milhão de pessoas não sabem ler nem escrever, em Minas
23/05/2024 - Começa nesta quinta a 2ª Expo Conecta Agro em Pará de Minas
23/05/2024 - Blitz educativa sobre o Maio Laranja chama a atenção sobre a exploração sexual infantil
23/05/2024 - Consumidor deve denunciar ao Procon no caso de aumento abusivo no preço do arroz
23/05/2024 - Começa nesta quinta a consulta ao maior lote de restituição do IR da história