20/08/2024 às 08:29h
Em Minas Gerais, o Disque Denúncia Unificado, que atende pelo número 181, também tem sido uma importante ferramenta no combate à violência contra a mulher.
A contribuição da população, de forma totalmente sigilosa e sem nenhum tipo de identificação, tem ajudado a salvar vidas de mulheres nas mais diversas regiões do estado.
A partir do recebimento da denúncia, é feito um registro e encaminhado para análise das Forças de Segurança do Estado. O material também é remetido, posteriormente, às unidades operacionais onde são feitas as apurações. O denunciante pode acompanhar o resultado por meio de protocolo recebido no ato da ligação.
Na avaliação do superintendente de Integração e Planejamento, da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), Bernardo Naves, o serviço tem sido de fundamental importância:
Clique e ouça Bernardo Naves
Além das próprias vítimas, toda população deve fazer a denúncia, seja, por exemplo, algum vizinho ou parente. Natany Sena, escrivã na Delegacia da Mulher em Pará de Minas, também destaca a importância das denúncias:
Clique e ouça Natany Sena
O foco do 181 é o atendimento de denúncias anônimas que resultem em investigação. O serviço não atende situações emergenciais. Por isso, crimes ou sinistros que estejam ocorrendo naquele exato momento devem ser direcionados para os números 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros) e 197 (Polícia Civil), além de Disque 100.
Por Sérgio Viana/Com informações da Agência Minas
Fotos: Arquivo Espacial FM
02/01/2023 - Parque de Exposições de Pará de Minas já está com a agenda cheia para 2023
02/01/2023 - Márcio Lara e membros da nova mesa diretora tomam posse na Câmara de Pará de Minas
02/01/2023 - Romeu Zema toma posse para o segundo mandato como governador de Minas Gerais
02/01/2023 - Primeiro bebê nascido em Pará de Minas no Réveillon de 2023 é uma menina