25/04/2024 às 07:06h
A proximidade do processo eleitoral, tradicionalmente, muda a rotina dos poderes legislativos e executivos municipais pelo país. Prefeituras e vereadores, divididos entre o cotidiano de trabalhos e a pré-campanha costumam ter dificuldades para manter o nível de produção dos anos anteriores às eleições.
Em Pará de Minas, assim como em outras cidades, muitas pessoas têm questionado a baixa quantidade de projetos apresentados neste início de 2024, mesmo estando ainda há 3 meses do período eleitoral. Nas últimas semanas, tem sido apresentado em média um projeto de lei por reunião, sendo que em algumas das vezes, a discussão da matéria acaba adiada.
Nossa reportagem levou esses questionamentos ao presidente da Câmara Municipal de Pará de Minas, Dilhermando Rodrigues Filho, o Dilé, o qual comentou a situação:
Clique e ouça Dilé
O presidente da Mesa Diretora da Câmara reconhece a baixa quantidade de projetos neste início de ano, porém defende que, pelo menos, um PL por reunião está entrando em pauta:
Clique e ouça Dilé
Alguns vereadores também defendem que nos anos iniciais do mandato há uma grande apresentação natural de proposições, principalmente de novos políticos que chegam com novas ideias, o que também explicaria a queda em fim de mandato.
Já alguns políticos defendem ainda que em ano eleitoral é preciso estar muito próximo de sua base, período que ocorrem várias reuniões com lideranças comunitárias, para ouvir demandas e prestar contas às suas comunidades.
Lembrando que o trabalho do vereador não se limita à apresentação de projetos de lei, mas também de fiscalizar atos da prefeitura.
Por Sérgio Viana
Fotos: Arquivo Espacial FM
28/06/2024 - Pará de Minas realiza neste sábado o 6° “Pedal no Cristo”
27/06/2024 - Corpo de Bombeiros de Pará de Minas recebe R$ 100 mil em novos equipamentos
27/06/2024 - Queimaduras; pesquisa mostra aumento no número de vítimas
26/06/2024 - Campanha de vacinação contra a Poliomielite termina nesta semana