Capa da Página Em tempos de streaming, aumentam as vendas de discos de vinil; paixão também movimenta mercado em Pará de Minas - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

19/04/2024 às 07:31h

Em tempos de streaming, aumentam as vendas de discos de vinil; paixão também movimenta mercado em Pará de Minas

Facebook

No início dos anos 90, o vinil, que ainda dominava o mercado, perdeu espaço para o CD. Depois vieram as plataformas digitais, que pareciam selar o fim definitivo do conhecido bolachão. Porém, da última década para cá, o interesse pelos discos ressuscitou no Brasil e no mundo.

Apesar de toda a tecnologia que existe atualmente, o disco de vinil tem voltado as paradas. Em 2022, segundo a Associação Americana da Indústria de Gravação, o disco ultrapassou o CD como mídia física vendida, com mais de 41 milhões de unidades comercializadas.

Em Pará de Minas existem vários colecionadores. Algumas coleções são pequenas, enquanto outras chegam a casa dos milhares de discos, o que faz movimentar a compra e venda dos bolachões na cidade, como confirma Márcio Amorim, comprador e vendedor de vinis. Segundo ele, esse mercado vem crescendo a cada ano:

Clique e ouça Márcio Amorim

Márcio explica quais os estilos musicais mais procurados em pelos colecionadores de disco de vinil em Pará de Minas. Ainda segundo ele, existem bolachões que chegam a custar mais de R$ 4 mil:

Clique e ouça Márcio Amorim

Existem colecionadores da cidade que tem LP que foi lançado há mais de 60 anos, tudo bem conservado, desde o bolachão até a capa, oque faz aumentar também o preço do produto. Outro fator que aumenta o valor do disco é a raridade. Tem uns que estão nas mãos de poucas pessoas no mundo.

José Nílton, o popular DJ Gordo, colecionador há quase 40 anos, tem mais de 9 mil discos em seu acervo. Ele explica como começou o gosto pela coleção:

Clique e ouça José Nilton 

O colecionar fala do prazer de escutar música através do vinil, em vez de plataformas digitais:

Clique e ouça José Nilton

Os interessados em começar uma coleção de disco de vinil ou que quiseram saber mais sobre essa cultura, podem procurar o Márcio Amorim através do WhatsApp: (37) 99913-0093.

Lembrando que neste sábado (20), será comemorado o Dia do Disco de Vinil. A comemoração da data surgiu em homenagem ao músico Ataulfo Alves, que morreu em 20 de abril de 1968. Dez anos depois, em 1978, no Rio de Janeiro, os saudosistas e colecionadores de discos decidiram dedicar esta data para celebrar essa paixão.

Por Sérgio Viana

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: