27/08/2024 às 08:26h
A arte da cultura do grafite pode ser conferida em diversos painéis expostos pelas ruas de Pará de Minas. A manifestação artística surgiu em 1970, em Nova Iorque, nos EUA, no meio do movimento da contracultura como crítica aos padrões impostos à arte.
Sendo utilizado para manifestar suas lutas sociais e para interferir na cidade, jovens aproveitam os espaços públicos legais para desenvolverem trabalhos, como é o caso de Victor Caires, artista pará-minense, mais conhecido pelo nome artístico de ‘Boka’:
Clique e ouça Victor Caires
A cultura do skate sempre foi um reflexo autêntico e vibrante da juventude urbana, caracterizada por sua criatividade, rebeldia e atitude descolada, tendo relação direta com os desafios das ruas e com o grafite.
Alexandre Souza, de 17 anos, é morador do bairro Jardim das Piteiras, e costumeiramente marca presença nas pistas de skate no Bariri:
Clique e ouça Alexandre Souza
Praticantes e aventureiros destacam que a relação do grafite e do skate vai muito além do compartilhamento de espaços físicos. Ambos os movimentos surgiram como formas de reivindicar espaço e voz em ambientes muitas vezes hostis e desafiadores. O Parque do Bariri é um local de encontros entre esses grupos em Pará de Minas. Lá também ocorrem batalhas de rimas e reúnem praticantes do skate e do BMX.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
18/06/2024 - Baixas temperaturas acende alerta para os cuidados com as doenças respiratórias
17/06/2024 - Pará de Minas conta agora com mais 27 agentes da Guarda Municipal
17/06/2024 - A 19ª Companhia da Polícia Militar de Pará de Minas está sob nova liderança
13/06/2024 - Evento de Skate e BMX movimenta Pará de Minas neste fim de semana
13/06/2024 - CEMIG cria duas linhas telefônicas exclusivas para atendimento a áreas ruais do estado
13/06/2024 - Casos de violência contra a mulher em 2024 apontam necessidade de maior proteção