Minas Gerais tem 16,5 milhões de eleitoras e eleitores, 3,65% a mais que nas últimas eleições municipais. Dados do Tribunal Regional Eleitoral mostram que 53% dos eleitores em Pará de Minas são mulheres.
Assédios sexual, moral, patrimonial, ameaças de estupro e de morte. Violência política e física. Esses são desafios na vida política de inúmeras candidaturas. A psicóloga Andréa Moreira fala sobre as diversas formas de violência política de gênero, principalmente nas eleições:
Clique e ouça Andréa Moreira
Inúmeras denúncias sobre violência política de gênero foram feitas por mulheres ao Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) e ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
Andréa Moreira pontua quais são os principais comportamentos que indicam esse tipo de violência:
Clique e ouça Andréa Moreira
Mais rapidez na solução de casos de violência politica contra parlamentares, principalmente mulheres é uma das demandas antigas no estado de Minas Gerais.
No ano passado, depois de uma série de ameaças de violência contra deputadas mineiras, foi criado e aprovado um projeto pelo Parlamento de Minas que se transformou na Lei 24.466, sancionada em setembro de 2023, estabelecendo um enfrentamento ao assédio e violência política com objetivos e diretrizes para o combate a qualquer tipo de violação a mulheres que exercem cargos públicos.
No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), existe o canal de denúncias para violência política.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
12/12/2023 - Espírito natalino; Pará de Minas terá celebrações em horários especiais
12/12/2023 - Empreendedor pará-minense participa de grandes eventos internacionais
12/12/2023 - Especialistas comentam os impactos do crescimento urbano no meio ambiente
11/12/2023 - Pará-minenses comentam sobre o prêmio da Mega-Sena da Virada deste ano
07/12/2023 - Exposição de presépio de fim de ano movimenta Estação Cultural