Capa da Página Especialista fala sobre os desafios para combater a violência contra a pessoa idosa - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

20/06/2024 às 07:38h

Especialista fala sobre os desafios para combater a violência contra a pessoa idosa

Facebook

O número de idosos cresceu no Brasil nos últimos anos. É o que aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2022, o total de pessoas com 65 anos ou mais no país (22.169.101) chegou a 10,9% da população, com alta de 57,4% frente a 2010, uma vez que foi realizado o último censo.

Portanto, mesmo representando parte significativa da sociedade, os idosos fazem parte de um grupo que sofre diversas violências, podendo ser física, patrimonial e psicológica.

Comemorado no último sábado (15), o Dia Mundial da Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa é comentado por Aparecido Luís, que foi reeleito presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa em Pará de Minas:

Clique e ouça Aparecido Luis

Dados do Governo Federal mostram que o número de idosos que caíram em golpes cresceu mais de 70% em 2023 se comparado com o mesmo período do ano anterior. Para Cido Luís, essa também é uma forma de violência contra esse grupo:

Clique e ouça Aparecido Luis

Nos primeiros cinco meses de 2024, o Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), recebeu milhares de denúncias de violência cometida contra pessoas idosas, que apontam para cerca de 282 mil violações de direitos como violência física.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: