05/02/2025 às 07:11h
Com as pessoas mais atarefadas atualmente, a lista de pesquisas relacionadas a esses alimentos é extensa e os estudos apontam que os efeitos negativos dos ultraprocessados são mais do que disseminados, como destaca a nutricionista Ana Bárbara:
Clique e ouça Ana Bárbara
Alimentos ultraprocessados, como bolachas/biscoitos recheados, salgadinhos industrializados, macarrão instantâneo, dentre outros são altamente palatáveis e práticos. Portanto é sempre importante as mudanças no estilo de vida começando pela alimentação:
Clique e ouça Ana Bárbara
Uma pesquisa recente de uma revista britânica revela fortes indícios de que a ingestão de alimentos ultraprocessados está associada a risco aumentado de 50% de morte por doenças cardiovasculares; 53% de transtornos mentais comuns; 48% de ansiedade; e 12% maior de diabetes tipo 2.
E na tarde de ontem (4), durante a 6ª edição do Encontro Nacional do PNAE, em Brasília, o governo federal anunciou que vai reduzir de 20% para 15% o limite de alimentos processados e ultraprocessados que poderão compor o cardápio das escolas públicas brasileiras em 2025. O objetivo é oferecer alimentação mais saudável aos estudantes, priorizando alimentos mais nutritivos, produção local e maior diversidade de cultura alimentar das regiões do país.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
14/10/2024 - Dívida ativa; secretário comunica envio de guias para prestação de contas
14/10/2024 - José Cornélio fala sobre participação na política, mas dá adeus às eleições
14/10/2024 - Vítimas de acidente de helicóptero em Ouro Preto são aplaudidos durante sepultamento
11/10/2024 - Vice-prefeito eleito, Luiz Lima, foi o convidado de Hélverte Moreira desta sexta
11/10/2024 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na nossa Agenda Cultural
11/10/2024 - Sicoob Credirural oferece campanha com taxas imperdíveis e liberação facilitada
11/10/2024 - Dia de festa; Panelão comemora 41 anos e clientes são contemplados com chuva de ofertas
11/10/2024 - Qual é a cor da infância? Dia das Crianças movimenta Escola Estação do Saber