24/06/2023 às 08:00h
Minas Gerais é o segundo estado com maior número de crianças em abrigos. Mas, o que chamou atenção nos últimos dias, foi um caso que aconteceu no Triângulo Mineiro. Um casal ‘desistiu’ de ter a guarda de duas irmãs, de 8 e 9 anos, em Uberaba, alegando que não foi possível “criar vínculos” com elas.
Sendo assim, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) propôs uma Ação Civil Pública (ACP) pedindo que as crianças sejam indenizadas por danos morais e materiais.
Em conversa com o JC Notícias, Ernane Abreu, advogado de causas familiares, afirma que há uma idealização da felicidade por casais que sonham em ter filhos, mas que muitas das vezes, eles não são acompanhados por técnicos e nem preparados para formar uma família:
Clique e ouça Ernane Abreu
Foi imposto um pagamento de R$121.200,00 para cada uma das meninas, que na avaliação da promotora de Justiça Ana Catharina Machado Normanton, vão sofrer “prejuízos irreparáveis”, pelo fato de ambas já virem de situações de violência e negligência antes da adoção. Ernane Abreu ainda destaca a responsabilidade que as pessoas que querem fazer adoção devem ter na hora de realizar todo procedimento envolvendo crianças e adolescentes:
Clique e ouça Ernane Abreu
Além disso, os impactos na saúde mental dessas crianças são irreparáveis. Nesse caso, que teve início em 2017, as duas meninas ficaram na condição para serem adotadas por viverem em uma “grave situação de risco” em Sacramento. Depois disso, um casal que estava na fila para adoção resolveu adotá-las. Passaram quatro anos e o casal alegou não ter criado vínculo com as meninas. Segundo Dayane Alexandre, psicóloga cognitivo comportamental, a criança revive uma dor em casos de que são destinadas a uma unidade de abrigo e que isso afeta diretamente a saúde mental:
Clique e ouça Dayane Alexandre
Lembrando que para fazer a adoção é necessário procurar o Fórum da Comarca da cidade ou a Vara da Infância e Juventude, e os interessados devem ser maiores de 18 anos, além de realizarem um curso de preparação para o acolhimento.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
22/05/2024 - Ascipam entrega vale-compras da promoção Mega Compra da Sorte etapa Dia das Mães
22/05/2024 - A Humanize Consultoria em Gestão de Pessoas está anunciando vagas de emprego
21/05/2024 - Situação da dengue e outras doenças em Pará de Minas
21/05/2024 - Cidadão reclama de demora para tirar segunda via da identidade em Pará de Minas
21/05/2024 - Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres tem novas conselheiras empossadas
21/05/2024 - Homem tenta aplicar golpe na população utilizando o nome da APAE de Pará de Minas
20/05/2024 - Prefeitura altera trânsito no início da Rua Melo Guimarães