13/01/2025 às 07:25h
O uso de bicicletas motorizadas por adolescentes tem chamado atenção em Pará de Minas. Para além da idade dos condutores, o alto número de motocicletas irregulares apreendidas e ocorrências envolvendo esse tipo de veículo chama atenção.
A maior parte desses condutores de bicicletas motorizadas não possuem CNH ou ACC, gerando perigo para si e para os usuários das vias. O responsável pela pasta de trânsito na Delegacia da Polícia Civil de Pará de Minas, delegado Carlos Henrique Gomes Bueno destaca a legislação relacionada ao uso desses ciclomotores:
Clique e ouça Carlos Henrique
Além disso, é necessário que os veículos estejam dentro dos padrões estabelecidos pela montadora. Segundo Marcos Vinícius de Oliveira, especialista em legislação de trânsito, há diversas irregularidades em veículos que não se adéquam ao que prevê a legislação:
Clique e ouça Marcos Vinícius
Então fiquem atentos! Os condutores precisam possuir CNH de categoria A ou Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC), bem como o registro e licenciamento do veículo, além de utilizar capacete.
Bicicletas elétricas não necessitam de regulamentação, já o ciclomotor, aqueles veículos que precisam de combustível, é obrigatório emplacamento e regularização dentro do Código Brasileiro de Trânsito, prazo para tornar o veículo legal e circular nas vias.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
28/04/2023 - PM prende foragido da justiça com arma de fabricação artesanal
27/04/2023 - Estudantes da rede estadual já se preparam para o Enem 2023
27/04/2023 - Anúncio de investimentos no setor têxtil ‘alivia’ empresas pará-minenses
27/04/2023 - Mais uma rotatória será construída em Pará de Minas
27/04/2023 - IPTU 2023 começa a vencer nesta sexta-feira em Pará de Minas
26/04/2023 - Corpo de Bombeiros investe em ações para reduzir focos de incêndio em Minas
26/04/2023 - Moradores de Carioca pedem providências com relação à caixa d'água do distrito