19/09/2024 às 07:26h
Desde o dia 16 de agosto, os candidatos à eleição municipal de 2024 realizam propaganda eleitoral, inclusive na internet, para as vagas no legislativo e executivo. O pleito que vai acontecer no dia 6 de outubro tem um fator importante e que pode influenciar o resultado das eleições: as redes sociais.
Nas principais capitais do país, as redes sociais são, junto com o rádio e a TV, os principais meios de informação sobre política dos eleitores, segundo a última rodada de pesquisas Quaest, feita na última semana.
Para o publicitário Leonardo Lopes, o uso das mídias sociais pode ajudar candidatos na eleição deste ano:
Clique e ouça Leonardo Lopes
Contudo, a forma de propagar conteúdo nas redes sociais têm sido um terreno fértil para ataques pessoais e fomento a discursos de violência por parte de candidatos e pessoas engajadas em campanhas políticas.
Caio César, professor universitário, defende que políticas de regulação sejam feitas para coibir tal comportamento no mundo virtual:
Clique e ouça Caio César
Ainda segundo o professor, o cenário polarizado do país, além da descrença e do desconhecimento em relação à política, são fatores que contribuem para propagação, disseminação de notícias falsas e discursos de ódio.
Na Comarca Eleitoral de Pará de Minas, houve três representações de direito de resposta para um candidato. Isso ocorreu após propagação de notícias falsas e desinformação.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Arquivos Espacial FM e Agência Brasil
23/02/2023 - Comerciantes já registram grande procura por peixes no início da quaresma!
23/02/2023 - Celebrações de Quarta-feira de cinzas dão início ao tempo quaresmal
22/02/2023 - Receita passa a permitir quitação de débitos com cartão de crédito
22/02/2023 - Biólogo explica como manter as baratas longe das residências
22/02/2023 - Atenção trabalhadores autônomos: saiba como regularizar sua situação perante o INSS
21/02/2023 - Entenda como o visagismo tem ajudado profissionalmente as pessoas