19/09/2024 às 07:26h
Desde o dia 16 de agosto, os candidatos à eleição municipal de 2024 realizam propaganda eleitoral, inclusive na internet, para as vagas no legislativo e executivo. O pleito que vai acontecer no dia 6 de outubro tem um fator importante e que pode influenciar o resultado das eleições: as redes sociais.
Nas principais capitais do país, as redes sociais são, junto com o rádio e a TV, os principais meios de informação sobre política dos eleitores, segundo a última rodada de pesquisas Quaest, feita na última semana.
Para o publicitário Leonardo Lopes, o uso das mídias sociais pode ajudar candidatos na eleição deste ano:
Clique e ouça Leonardo Lopes
Contudo, a forma de propagar conteúdo nas redes sociais têm sido um terreno fértil para ataques pessoais e fomento a discursos de violência por parte de candidatos e pessoas engajadas em campanhas políticas.
Caio César, professor universitário, defende que políticas de regulação sejam feitas para coibir tal comportamento no mundo virtual:
Clique e ouça Caio César
Ainda segundo o professor, o cenário polarizado do país, além da descrença e do desconhecimento em relação à política, são fatores que contribuem para propagação, disseminação de notícias falsas e discursos de ódio.
Na Comarca Eleitoral de Pará de Minas, houve três representações de direito de resposta para um candidato. Isso ocorreu após propagação de notícias falsas e desinformação.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Arquivos Espacial FM e Agência Brasil
06/01/2023 - Prefeitura de Pará de Minas reajusta tributos municipais, incluindo o IPTU em 2023
06/01/2023 - Brasileiros pagaram quase R$ 3 trilhões em impostos no ano de 2022
06/01/2023 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
06/01/2023 - Eleitor que faltou ao 2º turno tem até segunda-feira para justificar
05/01/2023 - Ascipam sorteia cupons premiados da promoção “Compra da Sorte” etapa de Natal
05/01/2023 - Apesar de queda, vendas de veículos tem resultado positivo em 2022