20/12/2024 às 09:02h
A Sociedade Brasileira de Urologia fez uma pesquisa recente e mostra que embora tenha aumentado em 49,96% a procura do público masculino pelo médico, nos últimos 10 anos, os homens estão bem atrás das mulheres em termos de atenção à saúde.
O último mês de novembro foi marcado por inúmeras ações voltadas à saúde do homem, em diversas cidades brasileiras. Os homens têm se cuidado mais nos últimos anos, mas ainda deixam muito a desejar. Gabriel Andrade, urologista no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), fala desses atendimentos:
Clique e ouça Gabriel Andrade
Já o assunto saúde mental é um tema quase proibido na mesa dos homens no fim de semana. Futebol, trabalho, finanças ou política, tudo menos problemas emocionais, inseguranças e afins. Evandro Alvimar, psicólogo clínico pontua esses comportamentos e reitera a importância do acompanhamento médico:
Clique e ouça Evandro Alvimar
Nas rodas de conversa, os raros casos em que um desses assuntos, sem querer, aparece, o ideal é que não se elabore muito e se siga a angulagem padrão de “não é tão importante assim”, minimizando os impactos que o desconforto emocional pode gerar em todas as áreas da vida. A busca por atendimentos voltados ao acompanhamento com psicólogo é realizado gratuitamente na rede de saúde em Pará de Minas.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
11/12/2024 - Criminalidade no campo causa insegurança para moradores
10/12/2024 - Vacinas contra covid-19 serão enviadas até essa terça para todo o Brasil
10/12/2024 - Projeto Afroatitude encerra programação especial com destaque nas escolas municipais
10/12/2024 - Dermatologista dá dicas sobre como se proteger de queimaduras
09/12/2024 - Luiz Lima foi o convidado de Hélverte Moreira durante o JC