Pesquisa Intenção de Consumo Black Friday, realizada pelo Núcleo Estudos Econômicos e de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio MG, mostra que quase metade dos consumidores mineiros admitem que podem fazer compras sem planejamento.
Mas, os gastos desenfreados podem levar ao endividamento. Segundo levantamento realizado recentemente pela da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG), cerca de 75% das famílias estão com as contas no “vermelho”.
O responsável pelo Procon Assembleia, Marcelo Barbosa, reitera que, nesta época do ano, trabalhadores e consumidores deem preferência para a quitação de dívidas para iniciar o ano com saúde financeira:
Clique e ouça Marcelo Barbosa
O economista e consultor financeiro Afrânio Viana destaca que esse é um momento para refletir sobre os gastos desnecessários nas compras de fim de ano. Ele ainda orienta consumidores quanto o uso do décimo terceiro salário, cujo a primeira parcela deve ser paga até o dia 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro:
Clique e ouça Afrânio Viana
Ainda segundo a pesquisa, cerca de 80% dos mineiros vão efetuar as compras somente nesta sexta-feira, 29 de novembro, quando acreditam que haverá maiores descontos disponíveis. O cartão de crédito parcelado é a preferência de 52% dos entrevistados.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
26/01/2023 - Secretaria Municipal de Educação divulga data para cadastramento no transporte escolar
26/01/2023 - Prova de vida passará a ser responsabilidade do INSS
25/01/2023 - Vacina contra o HPV está disponível na rede pública de Saúde em Pará de Minas
25/01/2023 - Câmara define formação das Comissões Permanentes para 2023
25/01/2023 - Saiba as vantagens em ter um segundo idioma no currículo