Pesquisa Intenção de Consumo Black Friday, realizada pelo Núcleo Estudos Econômicos e de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio MG, mostra que quase metade dos consumidores mineiros admitem que podem fazer compras sem planejamento.
Mas, os gastos desenfreados podem levar ao endividamento. Segundo levantamento realizado recentemente pela da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG), cerca de 75% das famílias estão com as contas no “vermelho”.
O responsável pelo Procon Assembleia, Marcelo Barbosa, reitera que, nesta época do ano, trabalhadores e consumidores deem preferência para a quitação de dívidas para iniciar o ano com saúde financeira:
Clique e ouça Marcelo Barbosa
O economista e consultor financeiro Afrânio Viana destaca que esse é um momento para refletir sobre os gastos desnecessários nas compras de fim de ano. Ele ainda orienta consumidores quanto o uso do décimo terceiro salário, cujo a primeira parcela deve ser paga até o dia 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro:
Clique e ouça Afrânio Viana
Ainda segundo a pesquisa, cerca de 80% dos mineiros vão efetuar as compras somente nesta sexta-feira, 29 de novembro, quando acreditam que haverá maiores descontos disponíveis. O cartão de crédito parcelado é a preferência de 52% dos entrevistados.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
16/01/2023 - Pará de Minas já tem 27 casos suspeitos de dengue somente neste início de ano
13/01/2023 - Corpo de Bombeiros alerta para o perigo de afogamentos durante as férias
13/01/2023 - Linha de ônibus Pequi/Pará de Minas tem novos horários
13/01/2023 - Confira as opções de diversão em nossa Agenda Cultural