22/08/2023 às 08:00h
A diretoria do Sicoob Credirural divulgou alerta nessa segunda-feira (21), sobre a ação de estelionatários que estão usando o nome da instituição para aplicar golpes na região de Pará de Minas.
Esse tipo de crime vem sendo noticiado frequentemente no Jornal da Cidade. Mas, as denúncias chegadas à cooperativa de crédito apontam que pessoas ainda não identificadas estão fazendo ligações telefônicas para associados e se apresentando como funcionários.
Breno José, presidente do Conselho de Administração da instituição, alerta aos associados para que não caiam em golpes:
Clique e ouça Breno José
Na conversa, o estelionatário informa à vítima que alguém está usando o cartão de crédito para fazer compras no mercado, e que caso esta transação não tenha sido autorizada, ela deve ser cancelada imediatamente.
Normalmente a vítima, já assustada, e acreditando realmente se tratar de uma ligação da cooperativa – até mesmo pelo número já clonado –libera informações para o estelionatário, como confirma Breno José:
Clique e ouça Breno José
A Credirural alerta aos seus cooperados que jamais solicita informações confidenciais por telefone e muito menos transações financeiras. Toda pessoa que receber uma ligação telefônica desta natureza deve desconfiar na hora, interrompendo a chamada e entrando em contato imediatamente com a instituição, sempre utilizando os canais oficiais.
Segundo dados levantados recentemente, o brasileiro é alvo de golpes a cada 9 segundos, sendo os bancos e cartões os segmentos mais impactados. Daí a necessidade das pessoas redobrarem os cuidados e nunca compartilhar informações com estranhos, principalmente em telefonemas.
Por Credirural com informações de Sérgio Pêgo
Fotos: Arquivos JC Notícias
19/10/2023 - Credirural oferece cartões de crédito com mais benefícios
19/10/2023 - Siderúrgica Alterosa realiza Semana de Segurança em Pará de Minas
19/10/2023 - Governo de Minas inicia implantação da terceirização das vistorias veiculares no estado
18/10/2023 - Queda de ponte em Igaratinga faz com que motoristas busquem por rotas alternativas