Os cerca de 4,3 milhões de inscritos para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tiveram, neste domingo (3/11), cinco horas e meia para realizarem a primeira etapa da avaliação. Os candidatos fizeram provas de linguagens, ciências humanas e redação.
O tema da redação do Enem deste ano, 'Desafios para a valorização da herança africana no Brasil', pegou alguns estudantes de surpresa, enquanto outros avaliaram que o assunto já era tratado nas escolas. Muitas apostas eram também em temas como mudanças climáticas, saúde mental na adolescência e inteligência artificial.
Em Pará de Minas, o ENEM 2024, que este ano teve 2.402 estudantes inscritos, foi aplicado em 7 instituições de ensino, entre elas, nas Escolas Fernando Otávio, do centro da cidade e Manoel Batista do bairro São José, locais onde a reportagem do Jornal da Cidade acompanhou a entrada e saída dos estudantes.
Ao sair da escola após o exame, o estudante Guilherme Aparecido Silva, morador do bairro Belvedere, falou sobre o que achou das questões da prova e do tema da redação:
Clique e ouça Guilherme Aparecido
Para o estudante Davi Silva Gontijo, de 17 anos, morador do bairro São José, a prova desse domingo (3), foi boa. O aluno fez o Enem na condição de treineiro, ou seja, quando o inscrito ainda não concluiu o ensino médio, mas realiza para treinar seus conhecimentos:
Clique e ouça Davi Silva
Em busca de uma vaga para o curso de Ciências Contábeis, a estudante Maria Eduarda Martins, de 18 anos, estudante da Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora, também comentou sobre o tema da redação:
Clique e ouça Maria Eduarda
A chuva não atrapalhou a prova dos candidatos nesse domingo, já que ela teve início depois do fechamento dos portões das escolas, permanecendo fina no decorrer da tarde e início de noite.
Segundo a Polícia Militar (PM), que garantiu a segurança dos estudantes nas portas das escolas, não houve ocorrências relacionadas ao exame desse domingo.
O Enem 2024 segue no próximo domingo (10/11), quando os participantes fazem as provas de matemática e ciências da natureza. Os gabaritos serão divulgados no dia 20 de novembro, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
Por Sérgio Viana
Fotos: Espacial FM
19/01/2023 - Janeiro Branco: nutricionista explica relação entre a alimentação e saúde mental
18/01/2023 - Saiba o que muda com a nova lei que equipara a injúria racial ao racismo
18/01/2023 - Secretaria de Fazenda de Minas Gerais alerta para golpes envolvendo o IPVA 2023
18/01/2023 - Ginecologista alerta para os malefícios da obesidade nas mulheres grávidas