26/12/2024 às 07:38h
O setor de transporte de cargas no Brasil enfrentou um ano desafiador em 2024, marcado por aumentos significativos de custos operacionais, dificuldades regulatórias e incertezas jurídicas.
Em meio a esse cenário, Minas Gerais foi um dos estados impactados pela alta nos custos com equipamentos, manutenção e insumos, estimada entre 14% e 15%, de acordo o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais (Setcemg)
Francisco Ferreira Borges, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Pará de Minas, reitera a insegurança vivida por quem atua no setor, que segundo ele não “paga bem”:
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Alguns pontos considerados críticos vêm sendo apontados pelo setor como as com efeitos retroativos, insegurança jurídica, inflação, entre outras questões. Francisco está otimista para que a situação melhore para a categoria:
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Outro desafio para o setor é a precariedade das estradas brasileiras. Segundo a Pesquisa CNT de Rodovias 2024, cerca de 67,5% das vias apresentam condições regulares, ruins ou péssimas, o que eleva os custos operacionais em até 32,7% na média nacional e em 37,2% em Minas Gerais.
Além do impacto nos custos, com maior consumo de combustível, atraso nas entregas e degradação do meio ambiente, essas condições refletem na produtividade, na segurança das operações e, principalmente, para os motoristas.
Por Sérgio Pêgo com informações da NTC&Logística
Fotos: Espacial FM
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