26/12/2024 às 07:38h
O setor de transporte de cargas no Brasil enfrentou um ano desafiador em 2024, marcado por aumentos significativos de custos operacionais, dificuldades regulatórias e incertezas jurídicas.
Em meio a esse cenário, Minas Gerais foi um dos estados impactados pela alta nos custos com equipamentos, manutenção e insumos, estimada entre 14% e 15%, de acordo o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais (Setcemg)
Francisco Ferreira Borges, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Pará de Minas, reitera a insegurança vivida por quem atua no setor, que segundo ele não “paga bem”:
Clique e ouça Francisco Borges
Alguns pontos considerados críticos vêm sendo apontados pelo setor como as com efeitos retroativos, insegurança jurídica, inflação, entre outras questões. Francisco está otimista para que a situação melhore para a categoria:
Clique e ouça Francisco Borges
Outro desafio para o setor é a precariedade das estradas brasileiras. Segundo a Pesquisa CNT de Rodovias 2024, cerca de 67,5% das vias apresentam condições regulares, ruins ou péssimas, o que eleva os custos operacionais em até 32,7% na média nacional e em 37,2% em Minas Gerais.
Além do impacto nos custos, com maior consumo de combustível, atraso nas entregas e degradação do meio ambiente, essas condições refletem na produtividade, na segurança das operações e, principalmente, para os motoristas.
Por Sérgio Pêgo com informações da NTC&Logística
Fotos: Espacial FM
06/03/2025 - Futuro do Campo do Rio Branco preocupa moradores e torcedores
05/03/2025 - Operação tapa buraco deve ser intensificada após o período de chuvas
05/03/2025 - Prefeitura de Pará de Minas informa decretou ponto facultativo
05/03/2025 - Comércio de pescados está na expectativa de aumento das vendas durante a quaresma
05/03/2025 - Movimentação de fiéis promete ser intensa nesta Quarta-Feira de Cinzas
01/03/2025 - Atleta pará-minense conquista prêmio em categoria de Jiu Jitsu na cidade de Curitiba
28/02/2025 - Festa em Família: Praça Torquato de Almeida recebe Folia dos Fios Brancos