18/02/2025 às 07:20h
A iniciativa, busca informar sobre a doença, incentivar o diagnóstico precoce e aumentar o número de doadores cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), já que a compatibilidade entre não parentes é muito rara, sendo cerca de 1 em 100 mil.
Médica especializada em Hematologia, Mélany Ribeiro reforça a importância da campanha, além do processo de cadastro para se tornar um doador, que além de seguro, pode salvar vidas.
Clique e ouça Mélany Ribeiro
Além do cadastro e coleta para os exames, os doadores devem ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em boa estado de saúde e não ter nenhuma doença impeditiva para cadastro e doação. Mélany faz um alerta sobre os cuidados e riscos da desinformação:
Clique e ouça Mélany Ribeiro
A conscientização e o engajamento da sociedade são fundamentais para aumentar as chances de pacientes que aguardam por um transplante. Neste Fevereiro Laranja, assim como em todos os meses do ano, a mensagem é clara: doar salva vidas.
Para conferir os requisitos e restrições para se tornar um doador clique aqui. Adicionar link: redome.inca.gov.br/doador/como-se-tornar-um-doador.
Por: Júlia Mendonça
Imagens: Arquivo Pessoal
28/01/2025 - Minas Gerais é o estado com o maior número de estudantes aprovados no Sisu 2025
28/01/2025 - Incertezas tomam conta de pais de alunos da Escola Pereira da Costa
27/01/2025 - Alunos são agredidos em festa universitário; PC vai investigar o caso
27/01/2025 - Instituições se preparam para o retorno das aulas nas redes de ensino de Pará de Minas
27/01/2025 - 192 VoIP; Samu reforça uso de aplicativo para solicitar atendimento
27/01/2025 - Infiltração de água das chuvas preocupa pacientes da Maternidade de Pará de Minas