24/02/2025 às 07:30h
No setor público, o período costuma ser ponto facultativo, e em Pará de Minas, não haverá funcionamento dos serviços nos dias 3 e 4 de março. Já no comércio, a segunda-feira de Carnaval é reconhecida como o Dia do Comerciário, antecipando a data comemorada em 30 de outubro, sendo que, de acordo com a convenção coletiva, o empregador pode optar por conceder folga nesse dia ou, caso precise funcionar, oferecer o descanso em até 90 dias.
Presidente do Sindicato dos Comerciários de Pará de Minas, Fausto Abreu fala sobre a aplicação da legislação no município e possibilidade de multas em caso de descumprimento:
Clique e ouça Fausto Abreu
Para os demais segmentos, o Carnaval pode ser uma oportunidade para compensar horas extras realizadas em períodos anteriores, como no final de ano, quando o fluxo de atividades é mais intenso e as demandas são maiores:
Clique e ouça Fausto Abreu
Portanto, cabe a cada empresa decidir sobre a concessão de folgas durante o período carnavalesco. É fundamental que qualquer acordo seja claro e formalizado entre empregador e empregado, respeitando as legislações locais e as convenções coletivas aplicáveis.
Confira a convenção coletiva completa:
Portal Sindicato dos Comerciários de Pará de Minas: www.secpm.com.br/
Por: Júlia Mendonça
Imagens: Espacial FM
23/09/2024 - Eleições 2024: entrevista com a candidata a prefeita Ana Paula Couto
23/09/2024 - Primavera é época de cuidados redobrados com a saúde dos olhos
23/09/2024 - Preço da gasolina cai em BH e litro é encontrado a menos de R$ 6
20/09/2024 - Baixa adesão do público marca segundo dia de shows no Chicão
20/09/2024 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
20/09/2024 - Início da primavera é marcada pelo consumo de frutas e oportunidade de investir