Capa da Página Futuro do Trabalho: saiba quais profissões apresentam potencial de crescimento nos próximos 5 anos - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

31/03/2025 às 07:41h

Futuro do Trabalho: saiba quais profissões apresentam potencial de crescimento nos próximos 5 anos

Facebook

Profissões ligadas à tecnologia estarão em alta nos próximos cinco anos. Foi o que apontou a quinta edição do relatório “Futuro do Trabalho”, realizado pelo Fórum Econômico Mundial e a Fundação Dom Cabral (FDC).

Das 15 profissões listadas no ranking, 11 estão diretamente associadas à tecnologia. As outras são dos setores de agricultura e energia. O estudo foi realizado em 55 países e contou com a participação de mais de mil empregadores.

Segundo o relatório, as profissões em alta serão impulsionadas pela digitalização e pela transição para uma economia mais verde, com destaque para áreas como Big Data, cibersegurança, Inteligência Artificial e machine learning.

Estima-se que serão gerados 170 milhões de novos empregos até 2030. Para Reinaldo Galvão, coordenador da Escola de Tecnologia da Fapam, esse cenário já era aguardado:

Clique e ouça Reinaldo Galvão

Entre as profissões com potencial de crescimento estão: especialistas em Big Data, especialistas em Inteligência Artificial, desenvolvedores de software e aplicativos, especialistas em armazenamento de dados, analista e cientistas de dados, engenheiros ambientais e engenheiros de energia renovável.

Para o mercado regional, Reinaldo Galvão pontuou algumas áreas que já apresentam grande demanda, tornando-se boas oportunidades para o crescimento profissional dos pará-minenses:

Clique e ouça Reinaldo Galvão

Com relação ao salário, o coordenador da Escola de Tecnologia da Fapam garantiu que a remuneração inicial dos profissionais da área é considerada de média para alta:

Clique e ouça Reinaldo Galvão

Além das áreas ligadas à tecnologia, o estudo também apontou uma projeção de aumentos significativos nos empregos no setor de cuidados, como profissionais de enfermagem, e nas funções de educação, como professores de escolas de segundo grau, com tendências demográficas impulsionando crescimento de demanda entre os setores essenciais.

Por JC Notícias

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: