Capa da Página Futuro incerto; Escola Estadual Pereira da Costa tem funcionamento ameaçado - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

05/12/2024 às 07:24h

Futuro incerto; Escola Estadual Pereira da Costa tem funcionamento ameaçado

Facebook

Mais um apelo em prol da educação. Assim como o destino incerto dado a Escola Estadual Professor Wilson de Melo Guimarães, agora quem sofre com a mesma situação, são professores, alunos e toda comunidade escolar da também unidade de ensino estadual, Professor Pereira da Costa, do bairro Nossa Senhora das Graças, em Pará de Minas.

A instituição que mantêm seu funcionamento há 69 anos, viu suas turmas sendo encerradas pouco a pouco, restando hoje, cerca de 200 alunos, motivo apontado com uma das justificativas para finalizar as atividades da escola.

Em uma manifestação pacifica, cartazes foram levantados com apelos as autoridades responsáveis. Ângela Grassi, professora de História, comentou sobre a angustia em relação ao futuro da instituição:

Clique e ouça Ângela Grassi 

Tocada pela movimentação nas redes sociais da escola, Ângela Maria Rodrigues, professora e ex-aluna do Pereira da Costa, compareceu a manifestação para prestar apoio aos envolvidos:

Clique e ouça Ângela Maria Rodrigues 

Quem também deixou sua contribuição ao movimento, foi Débora Maria dos Santos, mãe de um aluno autista, que emocionada pede pela permanência da escola:

Clique e ouça Débora Maria dos Santos 

Proprietário de uma mercearia em frente a unidade de ensino, Jerry Antonini, questiona a decisão e reafirma a relevância da escola:

Clique e ouça Jerry Antonini 

Através de nota, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) esclarece que não haverá fechamento da Escola Estadual Pereira da Costa, em Pará de Minas. A unidade está passando por um processo de reorganização do atendimento escolar, que inclui o encerramento gradativo da oferta dos anos iniciais do ensino fundamental, de forma planejada e cuidadosa.

Esse processo teve início em 2022 e segue conforme previsto no Plano de Atendimento Escolar (PAE), que tem como objetivo organizar e planejar a oferta de vagas escolares em cada ano letivo na rede estadual, sempre priorizando a qualidade do ensino e o atendimento às necessidades dos estudantes.

A SEE/MG reforça seu compromisso com a transparência e com a construção de soluções que assegurem o acesso à educação de todos os alunos, acompanhando de perto o impacto das mudanças e garantindo que sejam conduzidas da melhor forma possível.

Por: Júlia Mendonça

Imagens: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: