05/12/2024 às 07:24h
A instituição que mantêm seu funcionamento há 69 anos, viu suas turmas sendo encerradas pouco a pouco, restando hoje, cerca de 200 alunos, motivo apontado com uma das justificativas para finalizar as atividades da escola.
Em uma manifestação pacifica, cartazes foram levantados com apelos as autoridades responsáveis. Ângela Grassi, professora de História, comentou sobre a angustia em relação ao futuro da instituição:
Clique e ouça Ângela Grassi
Tocada pela movimentação nas redes sociais da escola, Ângela Maria Rodrigues, professora e ex-aluna do Pereira da Costa, compareceu a manifestação para prestar apoio aos envolvidos:
Clique e ouça Ângela Maria Rodrigues
Quem também deixou sua contribuição ao movimento, foi Débora Maria dos Santos, mãe de um aluno autista, que emocionada pede pela permanência da escola:
Clique e ouça Débora Maria dos Santos
Proprietário de uma mercearia em frente a unidade de ensino, Jerry Antonini, questiona a decisão e reafirma a relevância da escola:
Clique e ouça Jerry Antonini
Através de nota, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) esclarece que não haverá fechamento da Escola Estadual Pereira da Costa, em Pará de Minas. A unidade está passando por um processo de reorganização do atendimento escolar, que inclui o encerramento gradativo da oferta dos anos iniciais do ensino fundamental, de forma planejada e cuidadosa.
Esse processo teve início em 2022 e segue conforme previsto no Plano de Atendimento Escolar (PAE), que tem como objetivo organizar e planejar a oferta de vagas escolares em cada ano letivo na rede estadual, sempre priorizando a qualidade do ensino e o atendimento às necessidades dos estudantes.
A SEE/MG reforça seu compromisso com a transparência e com a construção de soluções que assegurem o acesso à educação de todos os alunos, acompanhando de perto o impacto das mudanças e garantindo que sejam conduzidas da melhor forma possível.
Por: Júlia Mendonça
Imagens: Espacial FM
24/06/2024 - Situação das pessoas em situação de rua foi tema de reunião em Pará de Minas
24/06/2024 - Cãominhada atrai grande público no Parque do Bariri
24/06/2024 - Queimadas florestais seguem provocando fuga de animais para áreas urbanas
24/06/2024 - Caminhonete de empresa de Pará de Minas capota na BR-352
21/06/2024 - Feira do Produtor foi o tema desta sexta do comentário
21/06/2024 - Imposto de Renda: 2° lote de restituição terá consulta liberada nesta sexta
21/06/2024 - Águas de Pará de Minas é referência em ações de preservação do meio ambiente!