O Brasil é o segundo país com mais transações em tempo real do mundo; a praticidade torna o sistema um dos preferidos pelos criminosos. O número de golpes e fraudes associados ao PIX têm crescido nacionalmente, é o que apontam especialistas.
Segundo dados da Secretaria Segurança Pública do Estado, (SEJUSP) em seis anos, o número desse tipo de ocorrência na delegacia de Pará de Minas, aumentou 70%. O delegado Carlos Henrique Gomes Bueno falou sobre tal prática:
Clique e ouça Carlos Henrique
Somente até o primeiro semestre deste ano, mais de 250 pessoas foram vítimas do crime de estelionato em Pará de Minas. Lojistas também devem ficar atentos ao conhecido pix agendado, como alerta do delegado:
Clique e ouça Carlos Henrique
Uma das principais dificuldades está em bloquear a transação, já que ela é instantânea. Um levantamento recente apontou que, com a popularização do sistema de pagamento instantâneo, as pessoas ficaram mais expostas a esse tipo de crime, principalmente pós-pandemia. Para o economista e professor universitário, Luciano Nakabashi, essa é a nova realidade do universo digital. Ele ainda chama atenção nos cuidados com golpes:
Clique e ouça Luciano Nakabashi
Algumas dicas são importantes para que o cidadão não caia em golpes, como ao receber um e-mail, SMS e até mensagens pelo WhatsApp, não clique em links suspeitos e sempre verifique o endereço de e-mail do remetente, pois em muitas vezes, alguns detalhes são alterados, como uma letra duplicada ou trocada, para que o consumidor não suspeite. E nunca passe dados pessoais para desconhecidos.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: JC Notícias
17/09/2024 - Calor do cão: alta temperatura pode afetar a saúde dos pets
16/09/2024 - 100 anos de história; Exposição celebra centenário de Padre Hugo
16/09/2024 - Cidade Ozanam recebe doações de fraldas arrecadadas no Dia C
16/09/2024 - Calçadas precárias dificultam acesso de pedestres em Pará de Minas
16/09/2024 - Eleições 2024: situação do transporte público é pauta do eleitorado pará-minense
14/09/2024 - Estrada de acesso a Meireles pela BR-262, será interditada neste fim de semana