De acordo com o último balanço realizado pela Hemominas, fundação responsável pela coleta sanguínea em Minas Gerais, o estoque de sangue está baixo em todo o estado.
Seis dos oito tipos sanguíneos estão atualmente em estado de alerta. Sendo eles: O+, O-, A+, A-, B-, AB-. O Hemominas faz a medição diária do estoque em diferentes níveis, crítico, alerta, adequado e estável.
Em entrevista à Rádio Espacial FM, Fabíola Nogueira, responsável pelo setor de coleta de sangue no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) relatou como se encontra o estoque do hemocentro na cidade:
Clique e ouça Fabíola Nogueira
O Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) de Pará de Minas recebe diversos cidadãos dispostos a esse ato nobre e solidário. Antes, muitas pessoas precisavam se deslocar até cidades vizinhas para realizar a doação:
Clique e ouça Fabíola Nogueira
A profissional ainda enfatiza que em uma cidade com mais de 100 mil habitantes, o número de doadores não chega a 1%, situação que preocupa as pessoas que atuam no serviço e vem sendo analisada pelas equipes de saúde de Pará de Minas:
Clique e ouça Fabíola Nogueira
No dia 14 e 28 de fevereiro, quem estiver interessado em doar sangue e ajudar a manter o estoque abastecido, é só comparecer nos pontos de coleta. É necessário fazer o agendamento no WhatsApp (37) 3233-5461.
Em Pará de Minas, eles estão localizados no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e no Hospital Nossa Senhora da Conceição.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
02/02/2024 - Retorno das aulas na Escola Municipal Dom Bosco vai ficar para depois do Carnaval
02/02/2024 - Psicóloga orienta como voltar as rotinas acadêmicas de forma mais saudável
02/02/2024 - Prazo para inscrições no Prouni termina nesta sexta-feira
01/02/2024 - Gasolina, diesel e gás de cozinha ficam mais caros com reajuste da alíquota do ICMS
01/02/2024 - Abertas as inscrições para a 8ª corrida Sicoob Ascicred
01/02/2024 - Projeto Bombeiro Mirim está com inscrições abertas em Pará de Minas
01/02/2024 - Inscrições do concurso público da Câmara Municipal terminam nesta sexta
01/02/2024 - CNH fica mais cara em 2024 e aumento surpreende autoescolas