De acordo com o último balanço realizado pela Hemominas, fundação responsável pela coleta sanguínea em Minas Gerais, o estoque de sangue está baixo em todo o estado.
Seis dos oito tipos sanguíneos estão atualmente em estado de alerta. Sendo eles: O+, O-, A+, A-, B-, AB-. O Hemominas faz a medição diária do estoque em diferentes níveis, crítico, alerta, adequado e estável.
Em entrevista à Rádio Espacial FM, Fabíola Nogueira, responsável pelo setor de coleta de sangue no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) relatou como se encontra o estoque do hemocentro na cidade:
Clique e ouça Fabíola Nogueira
O Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) de Pará de Minas recebe diversos cidadãos dispostos a esse ato nobre e solidário. Antes, muitas pessoas precisavam se deslocar até cidades vizinhas para realizar a doação:
Clique e ouça Fabíola Nogueira
A profissional ainda enfatiza que em uma cidade com mais de 100 mil habitantes, o número de doadores não chega a 1%, situação que preocupa as pessoas que atuam no serviço e vem sendo analisada pelas equipes de saúde de Pará de Minas:
Clique e ouça Fabíola Nogueira
No dia 14 e 28 de fevereiro, quem estiver interessado em doar sangue e ajudar a manter o estoque abastecido, é só comparecer nos pontos de coleta. É necessário fazer o agendamento no WhatsApp (37) 3233-5461.
Em Pará de Minas, eles estão localizados no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e no Hospital Nossa Senhora da Conceição.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
31/07/2024 - Os crimes de homicídio que marcaram o final de semana
31/07/2024 - Psicólogo orienta como os pais podem limitar o tempo de telas dos filhos
31/07/2024 - Cartório eleitoral conclui vistoria dos locais de votação na 202ª Zona Eleitoral
31/07/2024 - Receita paga 3º lote de restituição nesta quarta-feira
30/07/2024 - Começa nesta terça-feira a 17ª Semana Espírita de Pará de Minas
30/07/2024 - Criadores têm até amanhã para vacinarem bezerras em Minas Gerais
29/07/2024 - Ribeirão Paciência; qual é a condição atual das águas?