17/09/2024 às 07:36h
Essa segunda-feira (16/9), novamente foi de muito trabalho para equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (PM), Guarda Municipal, Defesa Civil, Ama Pangeia, Brigada B1 e brigadistas voluntários, devido ao combate aos pontos de incêndios de grande proporção em áreas de vegetação nas Serras das Torres e Caracol, próximo ao Condomínio Dona Flor, em Pará de Minas.
Conforme já informado na edição de ontem, do Jornal da Cidade, o incêndio de grandes proporções vem mobilizando, desde o último sábado (14/9), equipes de resgate e brigadistas, na região do condomínio Dona Flor. Além da fauna e da flora, também havia preocupação com relação as casas próximas a vegetação. Cabos de internet foram queimados, prejudicado o sinal dos clientes.
Nessa segunda-feira, as equipes continuaram empenhadas, como confirma Tenente Roger Cornélio, comandante do 1º Pelotão da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas. Segundo ele, quase 1000 hectares de terra foram afetados pelas chamas:
Clique e ouça Tenente Roger
Ao longo dessa segunda, as chamas nas Serras das Torres e Caracol, além da grande quantidade de fumaça que chegou a tampar a luz solar, podiam ser vistos de vários pontos de Pará de Minas, assustando, revoltando e prejudicando moradores, principalmente dos bairros mais próximos do fogo, como Dona Flor, São José, Nossa Senhora das Graças, Belvedere, Jardins e até o Nossa Senhora de Fátima.
Moradores e proprietários rurais de Meireles também sofreram com as chamas e tiveram apoio dos Bombeiros. Tenente Roger explica como as equipes estão mapeando os locais prejudicados:
Clique e ouça Tenente Roger
Todo o efetivo da 2ª Companhia dos Bombeiros, inclusive o administrativo participaram do combate aos incêndios, também nessa segunda. A suspeita é de que esse incêndio de grandes proporções, iniciado na região do Dona Flor, tenha sido criminoso, como afirma tenente Róger:
Clique e ouça Tenente Roger
O incêndio provocado na Serra do Caracol, onde ficam as torres de transmissão, também colocou em risco as redes de comunicação de Pará de Minas. As chamas chegaram bem próximas de onde ficam os equipamentos. Inclusive no início da manhã desta terça-feira funcionários da empresa terceirizada responsável pela manutenção dos cabos e energia estiveram nas torres para reparos necessários, já que dois postes foram afetados por conta do fogo. Os bombeiros também já estão sobrevoando as áreas afetadas com drones para detectar possíveis novos focos de incêndio. Os trabalhos ainda estão sendo realizados pelas equipes.
Por JC Notícias
Fotos: Espacial FM
23/10/2024 - Calor propicia acidentes com animais peçonhentos
23/10/2024 - Moradores de Pará de Minas reclamam de cobrança indevida de tributos
22/10/2024 - Racismo, este é o tema de hoje para o comentário de Hélverte Moreira
22/10/2024 - Exposição em homenagem a Padre Hugo é estendida para visitações
22/10/2024 - Outubro Prateado celebra envelhecimento saudável e acolhimento da população idosa
22/10/2024 - Cemig orienta clientes sobre tentativas de fraudes envolvendo o nome da companhia
21/10/2024 - STF autoriza recusa de transfusão de sangue por Testemunhas de Jeová