A maior parte do estado de Minas Gerais é coberta pelo Cerrado. O bioma lidera com maior área de desmatamento florestal, ultrapassando 700 mil hectares nos últimos anos, de acordo com o Relatório Anual 2023.
Em algumas regiões do país, como Centro-Oeste de Minas Gerais, as atividades agropastoris são apontadas como uma das principais causas do desmate de áreas verdes. A destruição fez do cerrado mineiro mais árido. Ubirajara de Oliveira, professor e pesquisador na Universidade Federal de Minas Gerais, comenta sobre as ações humanas no meio ambiente:
Clique e ouça Ubirajara de Oliveira
Os incêndios florestais em pastos causam prejuízos não só ao meio ambiente, mas também colocam em risco o patrimônio e até a vida das pessoas. Em Pará de Minas, cidade com transição de biomas, parte da vegetação pertence ao Cerrado, já a outra, pertencente a Mata Atlântica.
Tenente Roger Cornélio, comandante do 1º Pelotão da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas, fala do trabalho da corporação, visando combater incêndios em diferentes áreas da cidade:
Clique e ouça Roger Cornélio
Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, 233 atendimentos foram feitos na região em que a companhia atende. Se tratando de incêndios em ambientes urbanos, a Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente informa que recebeu, neste ano, 25 denúncias de queimadas em lotes. Esses registros incluem queima de resíduos e das próprias áreas. Diante delas, o Departamento de Fiscalização efetuou oito orientações e instaurou processos para apuração de responsabilidade em 13 denúncias. Outros quatro serão iniciados em breve.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
19/07/2024 - Parque de Exposições recebe o tradicional Forró do Pará
19/07/2024 - Prorrogado o prazo para credenciamento de instituições no Trilhas de Futuro
19/07/2024 - Testes psicológicos feitos na internet preocupam especialistas
18/07/2024 - Cuidados com a saúde; será que os homens estão indo mais aos médicos?
18/07/2024 - Badminton; modalidade olímpica cai no gosto da população
18/07/2024 - Quatro em cada 10 LGBT+ já sofreram discriminação no trabalho