Inclusão em foco; A luta pela igualdade das pessoas com deficiência
Compartilhar:
Pauta que nesta terça-feira (3) ganha destaque, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído para lembrar que o respeito e a inclusão, nunca devem ser deixados de lado.
Segundo o IBGE, mais de 17 milhões de pessoas declaram ter algum tipo de deficiência no país, seja ela física, auditiva, visual, intelectual ou múltipla, e essa grande parcela da população, enfrenta barreiras diárias, que vão desde a acessibilidade física até a luta contra o preconceito e a exclusão.
Marli Duarte, Presidente da Apae de Pará de Minas e mãe de uma pessoa com deficiência, reafirma a importância da data, que assim como várias outras, tem a conscientização como prioridade:
Clique e ouça Marli Duarte
Envolvida diretamente com a causa, a Presidente da Associação fala sobre as dificuldades presentes na realidade quem porta uma deficiência:
Clique e ouça Marli Duarte
Marli ainda menciona como a deficiência intelectual pode ser ainda mais desafiadora perante a sociedade:
Clique e ouça Marli Duarte
É necessário ir além da aceitação e buscar pela convivência, garantindo que as pessoas com deficiência tenham voz, oportunidades e espaço. Afinal, inclusão não é um favor, é um direito. Por: Júlia Mendonça