Com a correria do cotidiano, o trânsito está cada dia mais dinâmico e rápido. Com isso, as infrações crescem em números alarmantes, como mostra uma recente pesquisa. Em primeiro lugar, temos violação por excesso de velocidade. Logo depois, vem o avanço do sinal vermelho.
Logo em seguida, segundo os dados, aparece a falta de uso do cinto de segurança, estacionar em desacordo com a regulamentação especificada e transitar em faixa ou via de trânsito exclusivo para transporte público coletivo. Estas infrações muita das vezes tem ceifado a vida de diversos condutores, sendo que alguns nem chegou a frequentar uma autoescola.
Em entrevista ao Jornal da Cidade, Marcos Vinícios Oliveira, proprietário de uma autoescola em Pará de Minas, fala sobre o grande número de infrações no trânsito nos últimos tempos:
Clique e ouça Marcos Vinícios
Marcos ressalta ainda a importância dos novos condutores levarem o processo de formação mais a sério:
Clique e ouça Marcos Vinícios
Infelizmente, os números indicam que ainda há um longo caminho a ser percorrido. Segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em dados divulgados em agosto de 2023, a taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3%, com mais de 390 mil óbitos em acidentes com meios de transporte terrestres. E as estatísticas revelam um cenário preocupante em relação às motocicletas. As mortes nesse tipo de veículo dobraram na última década, representando 30% dos casos fatais registrados em 2023.
Por: Kelvin Fernandes
Fotos: Arquivos JC
21/10/2024 - Especialista fala sobre a queda no consumo de feijão na mesa dos brasileiros
21/10/2024 - Estelionatários se passam por representantes de times em Pará de Minas
19/10/2024 - Figuras políticas de Pará de Minas lamentam morte de Doutor Ênio
18/10/2024 - Aluno do Manoel Batista conquista prêmio estadual de Cartum
18/10/2024 - Dia do Médico; data reafirma importância e desafios da profissão
18/10/2024 - Saúde emite alerta sobre tentativas de golpes envolvendo serviços da Secretaria