18/12/2023 às 09:22h
Verão, estação que se aproxima, é época de mais sol, muito mais calor e umidade. Combinação propícia para o surgimento delas: as aranhas. Um aracnídeo pequenino, mas muitas das vezes nem um pouco inofensivo.
Uma das mais comuns e presentes em ambiente urbano é a aranha marrom, da qual a picada não dói, porém esse pode ser, de certa forma, um problema. A demora na busca por atendimento médico pode contribuir para a evolução de um quadro mais grave. A aracnóloga, Kássia Madaleno fala do comportamento desse animal:
Clique e ouça Kassia Madalano
Os primeiros sintomas podem levar de 12 a 24 horas para se manifestarem. As mais comuns no país são: armadeira, viúva-negra, aranha de jardim e a aranha marrom. Kássia Madaleno ainda destaca as que oferecem algum risco e que são de interesse médico:
Clique e ouça Kássia Madalano
Em relação a aranha marrom, sendo a mais comum na região do Centro-Oeste de Minas Gerais, o local da picada pode ficar dolorido, com surgimento de bolhas, inchaço, coceira e vermelhidão.
Nos centros de saúde de Pará de Minas, mais de 40 pessoas procuraram atendimento devido à picada de aranhas, como marrom e armadeira.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
31/01/2025 - Águas de Pará de Minas reforça ações de combate ao Aedes aegypti
31/01/2025 - Pará de Minas vai contar com novo local para emissão da Carteira de Identidade
31/01/2025 - IPTU: Prefeitura de Pará de Minas anuncia redução de parcelas para pagamento 2025
31/01/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!
30/01/2025 - Pagamento do IPVA; é importante ter cuidado com golpes
30/01/2025 - Dia da Saudade: data reforça importância de valorizar o presente
30/01/2025 - Escola Livre de Teatro Benjamin de Oliveira abrirá novas vagas e horários
30/01/2025 - Chegada das chuvas intensas deixam Pará de Minas e cidades vizinhas em alerta