06/03/2025 às 07:40h
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que, em escala global, mais de 300 mil mortes ocorram anualmente devido ao envenenamento por pesticidas. No Brasil, a exposição a agrotóxicos tem sido associada a diversos problemas de saúde, incluindo câncer, distúrbios endócrinos, doenças cardiovasculares, pulmonares e imunossupressão.
Caminhando em sentido contrário a este cenário, a Secretaria municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, desenvolveu um insumo não químico a partir do processo de multiplicação de micro-organismos eficientes.
Secretário da pasta, Kenede Reis comenta sobre a novidade para atender os produtores de Pará de Minas e região:
Clique e ouça Kenede Reis
Fernando Tinoco França, coordenador Estadual da Emater enaltece a produção municipal, pioneira no país no que diz respeito a um investimento público:
Clique e ouça Fernando Tinoco França
Produtor atendido pela Secretaria, José Vanderlei Gonzaga conta sobre o uso dos insumos em sua propriedade:
Clique e ouça José Vanderlei Gonzaga
O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do planeta, com 720 mil toneladas de pesticidas para uso agrícola, de acordo com os dados mais recentes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A quantia representa quase 60% a mais do que a utilizada pelos Estados Unidos, que ocupa o segundo lugar do ranking mundial.
Aos interessados em conhecer o novo produto, basta comparecer na secretária, localizada na Rua Waldemar de Oliveira, 606, bairro Santos Dumont, onde um cadastro será realizado para identificar a demanda e necessidade de cada produtor.
Por: Júlia Mendonça
Imagens: Espacial FM
26/06/2024 - Efeitos pós-covid-19 podem causar queda de cabelo; emocional também pode estar na lista
25/06/2024 - Malha Fina; como saber se caiu ou não? Especialista falou sobre o tema
25/06/2024 - Psicóloga orienta pais como lidar com o amadurecimento dos filhos
25/06/2024 - Especialista orienta quanto aos riscos do uso indiscriminado de anabolizantes
24/06/2024 - Situação das pessoas em situação de rua foi tema de reunião em Pará de Minas