06/03/2025 às 07:40h
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que, em escala global, mais de 300 mil mortes ocorram anualmente devido ao envenenamento por pesticidas. No Brasil, a exposição a agrotóxicos tem sido associada a diversos problemas de saúde, incluindo câncer, distúrbios endócrinos, doenças cardiovasculares, pulmonares e imunossupressão.
Caminhando em sentido contrário a este cenário, a Secretaria municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, desenvolveu um insumo não químico a partir do processo de multiplicação de micro-organismos eficientes.
Secretário da pasta, Kenede Reis comenta sobre a novidade para atender os produtores de Pará de Minas e região:
Clique e ouça Kenede Reis
Fernando Tinoco França, coordenador Estadual da Emater enaltece a produção municipal, pioneira no país no que diz respeito a um investimento público:
Clique e ouça Fernando Tinoco França
Produtor atendido pela Secretaria, José Vanderlei Gonzaga conta sobre o uso dos insumos em sua propriedade:
Clique e ouça José Vanderlei Gonzaga
O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do planeta, com 720 mil toneladas de pesticidas para uso agrícola, de acordo com os dados mais recentes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A quantia representa quase 60% a mais do que a utilizada pelos Estados Unidos, que ocupa o segundo lugar do ranking mundial.
Aos interessados em conhecer o novo produto, basta comparecer na secretária, localizada na Rua Waldemar de Oliveira, 606, bairro Santos Dumont, onde um cadastro será realizado para identificar a demanda e necessidade de cada produtor.
Por: Júlia Mendonça
Imagens: Espacial FM
17/01/2024 - Museu de Pará de Minas é uma das opções de lazer durante as férias
17/01/2024 - Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos espera melhora para o setor em 2024
17/01/2024 - Sancionada a lei que cria poupança para estudantes do ensino médio
17/01/2024 - Órgãos de Defesa do Consumidor orientam quanto a aquisição de material escolar!
16/01/2024 - Informação ou desinformação? Como filtrar e não sair compartilhando qualquer notícia
16/01/2024 - Economista explica se vale a pena ou não pagar o IPVA em cota única
16/01/2024 - Resultado do Enem 2023 será publicado nesta terça-feira
16/01/2024 - Venda de material escolar já aquece o comércio de Pará de Minas