06/03/2025 às 07:40h
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que, em escala global, mais de 300 mil mortes ocorram anualmente devido ao envenenamento por pesticidas. No Brasil, a exposição a agrotóxicos tem sido associada a diversos problemas de saúde, incluindo câncer, distúrbios endócrinos, doenças cardiovasculares, pulmonares e imunossupressão.
Caminhando em sentido contrário a este cenário, a Secretaria municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, desenvolveu um insumo não químico a partir do processo de multiplicação de micro-organismos eficientes.
Secretário da pasta, Kenede Reis comenta sobre a novidade para atender os produtores de Pará de Minas e região:
Clique e ouça Kenede Reis
Fernando Tinoco França, coordenador Estadual da Emater enaltece a produção municipal, pioneira no país no que diz respeito a um investimento público:
Clique e ouça Fernando Tinoco França
Produtor atendido pela Secretaria, José Vanderlei Gonzaga conta sobre o uso dos insumos em sua propriedade:
Clique e ouça José Vanderlei Gonzaga
O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do planeta, com 720 mil toneladas de pesticidas para uso agrícola, de acordo com os dados mais recentes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A quantia representa quase 60% a mais do que a utilizada pelos Estados Unidos, que ocupa o segundo lugar do ranking mundial.
Aos interessados em conhecer o novo produto, basta comparecer na secretária, localizada na Rua Waldemar de Oliveira, 606, bairro Santos Dumont, onde um cadastro será realizado para identificar a demanda e necessidade de cada produtor.
Por: Júlia Mendonça
Imagens: Espacial FM
16/08/2024 - Novo cemitério de Pará de Minas é inaugurado após mais de 3 anos em obras
15/08/2024 - Como está a sua visão na hora de dirigir um veículo ou conduzir uma moto?
15/08/2024 - OMS declara mpox como emergência em saúde pública global
15/08/2024 - Educação positiva; conheça a abordagem e saiba como colocar em prática
15/08/2024 - Recrutamento e seleção; mercado de trabalho aprimora metodologias de contratação
14/08/2024 - Ladrões invadem cemitério para furtar placas e peças de bronze