31/01/2025 às 07:13h
A Prefeitura de Pará de Minas publicou na última segunda-feira (27/1), o decreto 13.873, informando as mudanças em relação ao pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2025.
O tributo, que até então contava com a possibilidade de parcelamento em 9 vezes, foi reformulado e o número de parcelas reduzido para 6, gerando repercussão entre os contribuintes. A atualização, no entanto, não alterou o vencimento das prestações e manteve o desconto de 10% para os pagamentos integrais.
Vereador, Gustavo Henrique expressou seu descontentamento com a decisão do executivo em anunciar a aplicação sem aviso prévio, comprometendo o planejamento financeiro da população:
Clique e ouça Gustavo Henrique
Gustavo ainda apontou o resultado de uma enquete feita nas suas redes sociais, onde o público demostrou não aprovar a redução das parcelas:
Clique e ouça Gustavo Henrique
Em nota, a Prefeitura de Pará de Minas esclareceu que “o novo parcelamento do IPTU foi definido em função da atual situação financeira do município, com dívidas deixadas pela administração anterior junto a fornecedores e prestadores de serviços. Tal condição inviabiliza a realização de novos investimentos e a prestação de serviços essenciais à população. O desconto de 10% sobre o valor do imposto para pagamento à vista e o parcelamento em 6 vezes são condições que, ao mesmo tempo, facilitam ao contribuinte a quitação do IPTU e contribuem para a gestão responsável dos recursos públicos a que se propõe a nova administração municipal.’
Ainda foi dito que ‘a grande maioria das Prefeituras oferecem descontos menores para pagamento do imposto em cota única e o dividem em número bem mais reduzido de parcelas. Cabe ressaltar que o parcelamento do IPTU em 9 vezes foi instituído com aumento gradativo, entre 2018 e 2020, por ocasião do reajuste da planta de valores imobiliários do Município. Antes disso, o parcelamento era feito em 6 vezes.’
Por: Júlia Mendonça
Imagens: Espacial FM
17/04/2024 - Pesquisa revela aumento de violência obstétrica em hospitais pelo país
17/04/2024 - Violação dos direitos das crianças e adolescentes registra alta em Pará de Minas
16/04/2024 - Grupo de escoteiros em Pará de Minas vai promover festival de sorvetes
16/04/2024 - Cartório Eleitoral de Pará de Minas estende horário de atendimento
16/04/2024 - Médico alerta gestantes nos cuidados com a dengue
15/04/2024 - Exposição aberta a população traz elementos da natureza
15/04/2024 - Especialista orienta população sobre descarte correto de medicamentos