28/03/2025 às 07:32h
A subnotificação da violência doméstica é alta no Brasil. Mulheres temem pelas suas vidas, enquanto a sociedade se omite. Pensando na abordagem e conscientização sobre o tema, foi lançado na noite da última quarta-feira (26/3) a Associação Por Elas.
O encontro foi marcado por intervenção artística, música e participação de centenas de pessoas. Andréa Moreira, presidente da Associação, falou com a imprensa sobre o lançamento do ‘Por Elas’.
Inspirado em nomes conhecidos nas discussões a respeito do tema, nasceu em Pará de Minas, o ‘Violência de Gênero’. A ideia é promover, enfrentar e proteger mulheres:
Clique e ouça Andréa Moreira
A associação vai atuar no apoio jurídico e psicológico, além de realizar campanhas de conscientização dentro das instituições. A presidente almeja novos patamares com a iniciativa. A longo prazo, o objetivo é construir uma casa de acolhimentos às mulheres vítimas de algum tipo de violência:
Clique e ouça Andréa Moreira
A conjuntura socioeconômica na qual as mulheres se veem dependentes no casamento é fator agravante que as tornam mais vulneráveis. Tornar a independência da mulher em vários aspectos da vida será um dos principais pontos a serem trabalhados na associação, é o que ressalta Adriana Souza, tesoureira do Por Elas:
Clique e ouça Adriana Souza
O público pode se voluntariar. A entidade vai focar na captação de recursos para a elaboração de projetos que impactam a vida da população pará-minense. As atividades da associação terão início em abril, na sede do Rotary, situado na Rua Espírito Santo, bairro São José.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
29/03/2025 - Com quatro jogos, Campeonato Rural Sicoob 2025 começa neste domingo
28/03/2025 - Empreendedora pará-minense fala dos desafios e conquistas de investir em moda fitness
28/03/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!
27/03/2025 - Plantio de árvores típicas da região é feita próximo a nascente do Ribeirão Paciência