Lei que dispõe sobre o direito da criança e do adolescente de visitação à mãe ou ao pai internados em instituições de saúde foi sancionada esta semana. A norma entra em vigor 180 dias após a publicação.
A visitação é uma das ações propostas pela Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS). Em nota, o Ministério da Saúde informou que a proposta é ampliar visitas às unidades de internação no intuito de garantir ao paciente “pleno acesso ao seu ciclo social e a serviços de saúde”.
Para liberar a entrada de menores nas instituições de saúde, será necessário que as equipes multiprofissionais façam o acolhimento de acordo com cada caso, além de seguir protocolos clínicos para evitar infecções hospitalares.
Outro fator que deverá ser revisto, segundo o ministério, é a percepção de que o ambiente hospitalar é “impróprio, frio e hostil”. A presença de visitas e acompanhantes estimula a produção hormonal no paciente e diminui seu estado de alerta e ansiedade, segundo a pasta.
Com informações da Agência Brasil
07/03/2025 - Aventura Musical: Casal transforma Kombi em casa em busca de novas experiências
07/03/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
07/03/2025 - Cesec abre inscrições para o curso de Cuidador de Idosos em Pará de Minas
07/03/2025 - Prefeitura inicia processo de tombamento de casa onde morou Padre Libério
06/03/2025 - Ponto de apoio da GCM no Parque do Bariri vai começar a funcionar neste mês de março
06/03/2025 - Reinauguração: Chá de Panela oferece descontos imperdíveis no próximo sábado
06/03/2025 - Futuro do Campo do Rio Branco preocupa moradores e torcedores