O índice de obesidade apresenta um aumento no Brasil entre pessoas de 18 a 24 anos, de acordo com um amplo levantamento nacional divulgado em junho deste ano.
São muitas as combinações que colaboram para os fatores de risco da doença. No ano passado, 9% dessa população tinha índice de massa corporal igual ou maior que 30 kg/cm 2, o que configura obesidade. Já em 2023, esse percentual subiu para 17,1%. Para falar do excesso de peso e gordura, conversamos com o educador físico e nutricionista, Matheus Leão, o qual destaca a alimentação como um fator crucial para viver com saúde:
Clique e ouça Matheus Leão
Se tratando de uma doença que pode levar à morte, a obesidade é base para outras patologias. Sendo uma condição que aumenta o risco de uma pessoa desenvolver várias doenças graves, como doenças cardíacas, derrames, diabetes tipo 2, doenças hepáticas, entre outras. Para Matheus Leão o pós pandemia alterou os comportamentos alimentares do brasileiro:
Clique e ouça Matheus Leão
Muitos brasileiros deixam de comer em casa devido a correria do dia a dia. Esse hábito reflete diretamente no ‘bolso’ de cada um, mas também pode contribuir para o aumento da obesidade. O repórter Sérgio Pêgo foi às ruas de Pará de Minas para conversar com moradores sobre a alimentação fora de casa:
Clique e ouça Povo Fala
Também um estudo recente realizado pela Universidade de São Paulo (USP) aponta que a alimentação possui um papel importante tanto no desenvolvimento como na prevenção de doenças e mudanças nos hábitos alimentares, como a realização frequente de refeições fora de casa, afetam a qualidade da dieta e, consequentemente, o aumento no peso.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
01/02/2024 - CNH fica mais cara em 2024 e aumento surpreende autoescolas
31/01/2024 - Reajuste salarial do servidor municipal de Pará de Minas
31/01/2024 - Mercado automobilístico estima aumento nas vendas em 2024 de carros zero e seminovos
31/01/2024 - Nova empresa responsável pela iluminação pública começa os serviços em Pará de Minas