28/07/2023 às 08:00h
Nessa quinta-feira (27), a reportagem do Jornal da Cidade flagrou dois tratores e um caminhão, retirando terra do barranco que cedeu, em janeiro de 2022, no Estádio Edson Campolina, o popular Campo do Rio Branco, no bairro Nossa Senhora das Graças, em Pará de Minas, sugerindo início de obras no local.
Como já informado, o barra nco cedeu após as após fortes chuvas que ocorreram no mês de janeiro de 2022, em Pará de Minas. O desmoronamento engoliu um refletor, derrubou mais um pedaço do muro do lado de cima da Rua José Gregório, e ainda comprometeu a via, próxima a Rua Jafé de Almeida.
Posteriormente, moradores locais cobraram medidas por parte da Prefeitura. Desesperados, eles temiam por suas casas e inclusive pelas vidas das famílias.
Após a grande erosão, a Prefeitura informou que solucionaria o problema, porém o estádio teria que ser doado ao Município, por meio de sessão de uso. No mês de março, a municipalização saiu do papel, após a Câmara aprovar um projeto que perdoou a dívida de IPTU do Rio Branco Futebol Clube, na casa de R$ 12 mil.
A assinatura da Escritura Pública de Doação ao Município, foi feita no mês de maio, o que passou a permitir, inclusive, a realização de obras emergenciais pela Prefeitura, na Rua José Gregório.
Ontem, após fazer imagens das máquinas trabalhando no estádio, nossa reportagem conversou com alguns moradores locais, que não quiseram dar entrevistas, porém afirmaram que o movimento de tratores e caminhões no local teve início na última terça-feira (25), e que inclusive o secretário municipal de Obras, José Cornélio, esteve presente observando o serviço.
Parte dos moradores locais e pessoas ligadas ao Rio Branco comemoraram o possível início das obras, porém, alguns ainda estão desconfiados do projeto, que teria que incluir novos bueiros na Rua José Gregório, evitando problemas futuros com relação as chuvas.
Nossa reportagem procurou o secretário, porém ele estava em viagem e ficou de gravar entrevista na próxima semana. Procuramos também a assessoria de comunicação da Prefeitura, a qual informou que está sendo iniciada limpeza do local, onde será realizada a obra. Em seguida, será feito o aterramento e, posteriormente, a instalação de tubulões.
Por Sérgio Viana
Fotos: Espacial FM
31/01/2023 - Minas Gerais alcança 97% de cobertura vacinal contra a Febre Aftosa
30/01/2023 - Mãe de 15 anos se descuida, bebê come maconha e vai parar em hospital
30/01/2023 - Cenário ambiental para 2023 no Brasil é visto com bons olhos por especialista
30/01/2023 - Ascipam divulga cronograma de cursos para profissionais do comércio em 2023
30/01/2023 - Falta pouco para a municipalização do Campo do Rio Branco
30/01/2023 - Espaço Cidadão: paciente do SUS reclama de conduta de dentista da UBS do CAIC