Capa da Página Maus-tratos aos animais: MG tem média de uma denúncia por hora, e protetora defende mais fiscalização - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

03/04/2025 às 08:49h

Maus-tratos aos animais: MG tem média de uma denúncia por hora, e protetora defende mais fiscalização

Facebook

A chegada deste mês coloca em evidência os maus-tratos aos animais. Prática considerada crime em Minas Gerais, ela é tema da campanha Abril Laranja, que visa combater e prevenir esses casos.

O Abril Laranja surgiu em 2006, a partir da ideia da Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA), entidade internacional de proteção animal.

Além de conscientizar os tutores sobre o bem-estar animal, a ação também tem o intuito de incentivar as denúncias de maus-tratos, a fim de facilitar a identificação e punição dos agressores.

Em Pará de Minas, a vereadora Camila Mão Amiga, defensora da causa animal, está liderando uma campanha para discutir o assunto junto a sociedade. Na tarde de ontem (2/4), ela promoveu uma blitz educativa, junto com a Guarda Civil Municipal (GCM), na Avenida Presidente Vargas. E novas ações serão realizadas nas próximas semanas:

Clique e ouça Camila Mão Amiga


Outra ação já iniciada pela vereadora diz respeito à divulgação sobre leis que garantem o bem-estar animal. Entre elas, está a legislação municipal que proíbe a soltura de fogos de artifício com barulho:

Clique e ouça Camila Mão Amiga


Em 2024, a violência contra animais foi o segundo crime mais denunciado pela população mineira via 181. Foram 12.440 denúncias, média de uma a cada hora, um crescimento de 27% em relação a 2023. Os dados são da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. Em Pará de Minas, Camila destaca que a prefeitura tem um setor para esse trabalho, porém, ele precisa ser mais equipado:

Clique e ouça Camila Mão Amiga

Algumas práticas consideradas maus-tratos são:

Atos de abuso (excesso de carga e de atividades, ou abuso sexual), Alimentação deficiente, Abandono, Envenenamento, Má higienização, Ausência dos cuidados veterinários necessários, Ausência de local adequado e boas condições para que possa viver, Agressão física e ferimentos.

Para denunciar, o cidadão pode recorrer ao Disque-Denúncia (181), pessoalmente em qualquer Delegacia da Polícia Civil, Polícia Militar (190) e Guarda Civil Municipal (153).

Por JC Notícias

Foto: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: